3 - Quinta Monroy

O projeto na localidade de Quinta Monroy na cidade de Iquique foi a primeira intervenção da Elemental. O programa proposto pelo governo chileno previa a necessidade de assentamento de 100 famílias que viviam de forma irregular e precária a mais de 30 anos. Apesar de tudo, o terreno estava em um local privilegiado em relação às redes de oportunidades da cidade.

Iquique



A política habitacional chilena prevê um subsidio por parte do governo de 7.500 dólares por família para que sejam feitos a compra do solo, a infraestrutura e urbanização e a construção das moradias. No caso de Iquique o valor do solo era três vezes superior ao que normalmente uma habitação social pode pagar.



A prioridade de projeto foi a compra do terreno, evitando a segregação das pessoas que ali viviam, a partir disso, foi feito um estudo das possibilidades de implantação das residências. Em um primeiro estudo, haveria uma casa em cada lote, diminuindo o número de famílias beneficiadas pelo programa; em um segundo estudo o lote seria reduzido ao tamanho da casa o que, conseqüentemente, resultaria na super ocupação do terreno; uma terceira hipótese seria o aumento da densidade através do uso de blocos verticais, o que limitava o crescimento das residências, exceto no primeiro e no último pavimento.



A evolução do pensamento

Resolveu-se então fazer um edifício que possui apenas o primeiro e o segundo piso, o que possibilita o crescimento vertical, no caso do segundo piso, e horizontal, no primeiro piso. Ao invés de projetar a melhor unidade habitacional de 7.500 dólares projetou-se o melhor edifício de 750.000 dólares com possibilidade de crescimento e que abrigasse todas as famílias.



O resultado

O resultado foi a configuração de lotes de 9x9 m com duas residências em cada um, sendo que no primeiro pavimento a moradia possui 6x6m e pode crescer em toda a extensão do lote e, no segundo pavimento, a outra moradia possui 3x6 m podendo ser ampliada em 3 m para o lado. Após a decisão do projeto ocorreram reuniões com os beneficiados a fim de explicar o projeto arquitetônico e as regras de crescimento das habitações.











Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=lyssl8dUiyk
http://www.vimeo.com/649598



-----------
Bruna Faé | Lary Wanzeler | Luciana Coelho | Marcela Loyola

Comentários