Definições de Habitação (pelos dicionários de arquitetura)

Dicionário da Arquitetura Brasileira (Corona & Lemos – 1972)

HABITABILIDADE – Qualidade daquilo que é habitável. Condição, funcional e racional para se habitar.

HABITAÇÃO – Lugar no qual se habita. Constitui em arquitetura, o abrigo ou invólucro que protege o homem, favorecendo sua vida no duplo aspecto material e espiritual. Ato ou efeito de habitar. Morada. Residência.

HABITACIONAL- Que se refere à habitação.

HABITÁCULO- Habitação pequena e acanhada.

HABITANTE- Que ou quem reside normalmente em lugar, vila, cidade, região, etc. Morador.

HABITAR- Fazer uso do abrigo como elemento de proteção, sob condições especiais que favoreçam o desenvolvimento do homem do ponto de vista material como espiritual. Morar, viver, residir.

HABITAT- Lugar ou circunscrição em que vive, cresce e se desenvolve naturalmente qualquer ser organizado, sem ter havido processos de aclimatação. O termo vulgarmente é empregado também, com o sentido local de moradia. Vivenda, habitáculo.

HABITÁVEL - Próprio para se habitar. Em condições adequadas para fornecer a vida do homem no interior de um ABRIGO.

HABITE-SE – Concessão, em forma de documentário, fornecida pelo poder municipal, para que uma construção possa ser habitada, posta em uso, depois de verificada a correta execução do projeto aprovado preliminarmente.

Dicionário Ilustrado de Arquitetura (Maria Paula Albernaz e Cecília Modesto Lima - 2000)

HABITAÇÃO - Espaço construído destinado a moradia. Pode ser unifamiliar, quando se destina a uma única família, sendo comumente chamado casa, ou multifamiliar, quando se destina a mais de um domicílio, como, por exemplo, o edifício de apartamentos.

HABITAÇÃO COLETIVA - Habitação destinada ao uso residencial de um grupo de pessoas, usualmente não unidas por laços familiares, ligadas por interesses diversos.

Dicionário Ilustrado de Arquitetura (Ernest Burden - 2006)

HABITAÇÃO EM HALTERE- Unidade habitacional múltipla em áreas urbanas, com altura entre cinco e seis pavimentos, caracterizada por uma longa e estreita planta baixa com um dente em cada lado, formando um poço de iluminação e ventilação. Daí, sua semelhança em planta com um haltere. Também chamado dumbbell tenement.

HABITAÇÕES POPULARES- Residências de Baixo custo, que são ou propriedades de um órgão municipal ou outra entidade estatal, ou patrocinadas, ou administradas pelo governo.

HABITE-SE - Autorização de um órgão do governo local para o uso de uma edificação ou um sítio específico para um fim determinado. É emitida após a finalização satisfatória da construção.

Comentários