Contêineres \ Arquitetura

Origem dos containers:
O transporte de cargas sempre foi um desafio, pois as perdas de mercadorias eram muito freqüentes, uma vez que o transporte era feito com fardos de algodão. Algo que era extremamente moroso e dispendioso.
Foi então que, o jovem norte-americano Malcom Mc Lean, em 1937, teve a ideia de armazenar e transportar as cargas em grandes caixas de aço que pudessem elas próprias serem embarcadas nos navios. Em 1966, o primeiro lote de 50 containers de aço saiu dos Estados Unidos rumo à Holanda.
Mc Lean fundou então a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários. A idéia de transportar tudo em caixas grandes revolucionou o sistema de transporte mundial, e 95% de toda a carga que circula no mundo é transportada em containers.
Com o tempo as caixas de aço ganharam novas utilidades, como, escritórios móveis e banheiros públicos. Porém alguns arquitetos viram nos contêineres um potencial construtivo.
Reaproveitar containers é uma tendência em todo o mundo, eles podem sem disposto de diferentes maneiras, com espaços amplos e versáteis que admitem usos múltiplos. Inclusive admite empilhamento de até 10 contêineres
Assista um vídeo sobre o reaproveitamento destas grandes caixas metálicas e como elas podem ser usadas como moradia:




Informações:
http://blog.zeppini.com.br/2009/07/15/casa%E2%80%9Ccontainer%E2%80%9D-e-solucao-para-moradia-sustentavel/

Comentários