2 - Elemental S.A

“Propomos deixar de pensar na moradia como um gasto, mas como um investimento social” Alejandro Aravena

A Elemental S.A. é um empresa de arquitetura chilena criada no ano 2000 que desenvolve projetos de interesse público e impacto social em associação à Pontifícia Universidade Católica do Chile e à Copec (Companhia de Petróleo do Chile). Possui como principal nome e diretor executivo o arquiteto Alejandro Aravena.

O escritório é definido em sua maneira de operar como sendo um do tank, termo que se opõe a lógica inglesa denominada think tank ("catalizador de idéias”), ou seja, ao invés de ser somente um grupo que discute questões de interesse social busca executar projetos que possam ser um meio de igualdade.

O questionamento da Elemental parte do que seria o resultado mais relevante, preciso e irredutível da arquitetura. A partir daí, fez-se uma comparação com uma cadeira típica de um índio nômade paraguaio, que faz de uma simples correia de pano uma forma de assento e reduz a menor figura antes pensada como objeto para tal finalidade. Assim sendo, chegou-se a uma equação que expressa que a correia de pano é a cadeira assim como X é a arquitetura.


A política habitacional chilena disponibiliza uma verba reduzida para a implantação dos projetos, o dinheiro só possibilita edificar metade da casa. Constrói-se assim a parte mais difícil da casa, ou seja, banheiros, cozinhas, escadas e muros intermediários, segundo Alejandro Aravena ambientes que as famílias nunca poderá fazer sozinha. Ao proprietário da residência cabe ampliar ou não a mesma dentro de algumas restrições previstas em projeto.

Há um intenso trabalho de pessoas ligadas à Elemental junto às comunidades antes da entrega das moradias para que os futuros usuários saibam o que é permitido ou não na ampliação das residências.


Diferentemente da realidade que existe na maioria dos projetos de moradia popular, onde a quantidade é prioridade frente à qualidade, a desvalorização de tais imóveis é comum com o tempo e quase sempre são inseridos na periferia dos centros urbanos longe, portanto, das às redes de oportunidades das cidades a Elemental busca produzir um investimento social e não um gasto, palavras do diretor executivo da empresa. Procura-se, então, produzir uma habitação maior e de melhor qualidade integrada ao cenário urbano.

Como conseqüência dos trabalhos da Elemental percebe-se uma qualidade arquitetônica diferente das comumente resultantes de projetos com programas similares já que as restrições existentes possibilitam o surgimento de construções personalizadas e distintas entre si.



-----------
Bruna Faé | Lary Wanzeler | Luciana Coelho | Marcela Loyola

Comentários