HABITAÇÃO POPULAR – TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E SUSTENTABILIDADE 02

TÉCNICA DE CONSTRUÇÃO SOCIAL SUSTENTÁVEL – SUPER ADOBE

A técnica do super adobe foi criada por Nader Khalili, arquiteto iraniano, e ganhou mérito em 1984, devido a um simpósio apresentado pela Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA) para discutir a viabilidade de construções na lua, com arquitetos e engenheiros.

O super adobe é ma técnica de construção com terra, e segundo seu criador, ela seria ideal para a criação de refúgios em países desolados com guerras e catástrofes naturais, sendo também uma ótima opção para a construção de residências populares.

Nader vem trabalhando com essa técnica a mais de 20 anos na Califórnia, e já foi comprovada que ela é segura até mesmo contra terremotos. O super adobe foi introduzido no Brasil a quase 10 anos pelo Ecocentro IPEC e se tornou o carro chefe da bioarquitetura no Instituto.

O IPEC possui a maior construção feita com essa técnica na América Latina, uma cozinha industrial, que comprova a viabilidade dessa técnica mesmo em obras com grandes exigências.



Forma de construção:

Utiliza sacos de propileno preenchidos com a terra, que são sobrepostos e moldam o formato das paredes e da cobertura. Enchidos com a mistura de solo, os sacos de polipropileno são empilhados e as paredes ganham forma. Assim vão sendo formadas as “fiadas” que depois são apiloadas e cobertas por outra fiada, sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.
Os sacos devem ter no mínimo 40 cm de largura, para as paredes serem resistentes.

Marcadores definem os espaços para batentes de portas e janelas. E empilhando corretamente cercam-se os espaços para vedação. A cobertura pode ser feita com ripas de madeiras e telhas na forma convencional ou simplesmente utilizar os sacos com solo e fechar a construção como um iglu.

Para finalizar, a construção com super adobe deve contar com a regularização das paredes e se for o caso a cobertura. Para isso, utiliza-se uma mistura de barro que foi ensacado, mas desta vez mais úmido. É necessário preencher todas as frestas.
figura 3: esquema de construção com super adobe
fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/adobe4.htm

figura 4: esquema de construção com super adobe
fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/adobe4.htm
figura : casa construida com técnica de super adobe
fonte: permacoletivo.flies.wordpress.com/2008/11/superadobe2.ppt

Vantagens:

* Não necessita de mão-de-obra especializada;
* Excelente conforto interno;
* Evita grandes danos ao meio ambiente;
* Construção rápida;
* Extremamente econômica, pois grande parte do material da construção consiste de terra e pode ser proveniente do próprio local;
* A terra é também um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento;
* O super adobe não exige mistura específica de areia/argila sendo adaptável até mesmo a regiões com solo extremamente arenoso.
* A construção é muito rápida e extremamente simples, para se ter uma idéia, um pequeno grupo de cinco pessoas treinadas pode erguer em apenas vinte dias uma casa de 60m².
http://comunidade-em-morretes.blogspot.com/2009/03/super-adobe.html


http://comunidade-em-morretes.blogspot.com/2009/03/super-adobe.html
http://comunidade-em-morretes.blogspot.com/2009/03/super-adobe.html

Referências:

http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/mdrma/dissertacoes/dissertacao_monica_fittipaldi.pdf

http://comunidade-em-morretes.blogspot.com/2009/03/super-adobe.html



Ana Carolina Giovanni Cecatto;

Daniela Valt Nepomuceno;

Renata Collodetti

Comentários