a cidade DES-PARTIDA 02




Parque Biblioteca La Ladera

A estratégia é educação e cultura contra a violência. Um país em que aproximadamente 90% da população adulta é alfabetizada, profissionais liberais confiam que seus impostos serão aplicados no aprimoramento de escolas e hospitais. Esse é a impressão que se tem da Colômbia atualmente. Com os lemas de ser mais educada, mais engajada na cultura e distante da violência, os projetos reallizados para renovação urbana são surpreendentes. Na “concorrência” pelo maior desenvolvimento está tanto Medellín quanto Bogotá que estão transformando radicalmente os bairros pobres e inspecionando toda movimentação que se passa nas ruas em busca de tranqüilidade.

Medellin se aproxima mais da tipologia brasileira, já que suas comunidades carentes se assentam em morros ,os conflitos tem a mesma interação apesar dos agentes possuírem algumas diferenças tênues (gerrilheiros x milícias)

Os planos para revitalização estão fortemente ligados ao fornecimento de educação, do acesso a informação. Os bairros receberam modificações para que suas ruas, antes extremamente deterioradas, suportassem o transporte público. Casas condenadas a desabamentos foram demolidas e novas habitações foram implantadas. Habitações essas que muitas vezes aplicam outra forma de inserção, não habitual a esses espaços. Com edifícios para moradias que verticalizam o “amontoado” de casas comum aos morros.

Bairros como o de Santo Domingo antes não podiam ser acessados, já que a violência era muito intensa. Mas com a reestruturação do bairro e a implantação do Metrocable o deslocamento tornou-se muito mais fácil. Os projetos educativos também chegaram a esse bairro antes tão estigmatizado com a construção de uma das tantas bibliotecas parques. O bairro passou a ter incentivo para surgimento de comércio e atrair visitantes.


Biblioteca Espanha – Santo Domingo - Medellin (2007)

Biblioteca Espanha - Santo Domingo

Após ver tantas modificações e melhoras realizadas na Colômbia, questiona-se de onde vem o dinheiro que financia tantas modificações no país. A intenção de dar mais dignidade e oportunidade a população, libertando a população pobre fadada a viver e conviver com o tráfico o governo federal se uniu as prefeituras ( direita une-se com esquerda). O apoio dos EUA com gigantescas contribuições monetárias conseguiriam reforçar as ações de defesa. O interesse norte-americano no desenvolvimento da Colômbia é fácil de ser entendido. Mais de 300 traficantes extraditados para julgamento e diminuição considerável no tráfico que afeta o país, diretamente ligado a Colômbia.

Os colombianos não habitam mais as margens, estão inseridos majoritariamente nos centros urbanos onde o controle não pertence mais as guerrilhas que tanto assustam com execuções e seqüestros. Os centros são regidos por seus prefeitos.



Orquideorama - Medellin
O orquideorama, Jardim Botânico Joaquín Antônio Uribe é uma área gigantesca na cidade com estruturas em madeira de pinho destinada ao cultivo e exposição de orquídeas. Medellin é reconhecida internacionalmente pelo comércio de flores e com toda a movimentação de reestruturação da cidade, seu Jardim Botânico transformou-se alem de um centro de cultivo e estudos também um grande espaço público aberto a recreação.

REFERÊNCIAS:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR76433-6009,00.html

http://obvious.pt/archives/2007/05/orquideorama_de.html

http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1283&query=simple&search_by_authorname=all&search_by_field=tax&search_by_headline=false&search_by_keywords=any&search_by_priority=all&search_by_section=all&search_by_state=all&search_text_options=all&sid=5&text=medellin&x=0&y=0

http://www.reddebibliotecas.org.co/sites/Bibliotecas/parquebibliotecaespanasantodomingo/Hoja%20de%20Vida/Historia.aspx

http://maisarquitetura.com.br/medellin-dos-capangas-as-orquideas-1-por-miquel-adria

http://www.architonic.com/fr/ntsht/parque-biblioteca-espaa/7000385

http://www.archdaily.com/832/orquideorama-plan-b-architects-jprcr-architects/seccionaa/

http://obvious.pt/archives/2007/05/orquideorama_de.html

http://www.plataformaarquitectura.cl/2008/03/21/orquideorama-plan-b-arquitectos/

POSTADO POR TAMARA SILVA CLEMENTE E HENRIK CARPANEDO LOPES

Comentários

  1. O bacana ai (Demetrius tbm) é que quando o arquiteto foi chamdo correspondeu, as obras, sobretudo as bibliotecas, os equipamentos e esoaços públicos são ótimos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário