MEDELLÍN - A cidade DES-PARTIDA



Medellin, uma cidade conhecida por ser refém do cartel de drogas e da criminalidade nos últimos anos, passou a ser referência em termos de reestruturação do espaço público. É uma das principais metrópoles da Colômbia, com mais de 2 milhões de habitantes e uma das cidades mais competitivas em termos de produção do país.
investimentos foram feitos com a ajuda do governo para que a população usufruísse da cidade e o estigma do medo fosse deixado para trás, se vê que houve bastante vontade política, já que a estruturação urbana entrou em bairros onde a relação polícia X bairro era muito difícil.
Os projetos realizados na cidade visavam inserir a qualidade do espaço urbano em conjunto com educação, informação e habitações mais apropriadas. Atingindo bairros antes marginalizados e temidos. Como é o caso da Biblioteca Espanha no bairro São Domingos, local onde nem a polícia entrava, e que agora com a biblioteca atende população, além de ser uma obra de destaque, e a outros visitantes que podem se deslocar através do MetroCable, outro projeto visionado para trabalhar em conjunto com o Metro da cidade e conectar os espaços. Esses modelos de parques e bibliotecas em bairros de periferia lutam contra a desigualdade e exclusão social, tentando restabelecer a cidade como única. Este link é um vídeo sobre as mudanças estruturais na cidade de Medellín.

[http://www.youtube.com/watch?v=ffEjxthR-q4]


Porém a duvida em questão é se realmente obras monumentais têm o caráter unificador ou simplesmente se impõem no espaço constrangendo seus habitantes pela súbita curiosidade externa que atrai. E se esses projetos que trabalham em conjunto não se restringem a ser um conector superficial de marcos da cidade, tornando invisível a realidade de tal bairro.
[http://www.youtube.com/watch?v=ffEjxthR-q4]



BIBLIOGRAFIA:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=588871&page=10
http://www.medellin.gov.co/alcaldia/index.jsp

POSTADO POR HENRIK CARPANEDO LOPES E TAMARA SILVA CLEMENTE

Comentários