Modelos e soluções de conjuntos habitacionais 06

Situação atual de empreendimentos de habitação em Vitória e Serra

A cidade de Vitória, apesar de toda sua história com vários assentamentos que foram realizados na chamada “não cidade”, hoje vemos que os investimentos públicos em habitação estão sendo feitos em áreas já consolidadas e tidas no Plano Diretor Urbano da Cidade como áreas de interesse social, como pode ser constatado no mapa abaixo, que localiza as obras de habitações populares, acima de 500 m² , que estão sendo realizadas dentro do município de Vitória, financiadas pelo poder púbilco municipal.


Mapa 01 - Fonte: PMV

A cidade de Serra tem vários empreendimentos financiados pelo programa do governo federal “Minha casa, minha vida”, porém estes empreendimentos não são direcionados à parcela da população com faixa de renda mais baixa, por exemplo famílias que participam do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais - que ganham menos de 3 salários mínimos. Também não possuem serviços, nem atividades que são complementares e fundamentais para a moradia. Abaixo seguem alguns exemplos de implantação desses conjuntos.

O primeiro exemplo é o condominio RECREIO DA LARANJEIRAS, com apartamentos de 52 m² de 2 ou 3 quartos, 8 Torres com com 8 andares cada, sendo um total de 512 unidades.





O segundo exemplo é o PARQUE VITALITTA, são 5 torres totalizando 240 apartamentos
e 296 vagas. Está situado no bairro Eurico Sales.





O terceiro exemplo é TOP LIFE SERRA, o maior empreendimento dentre os citados com 3 condominios separados totalizando 24 torres com 8 apartamentos por andar. Está implantado na Av. Brasil, Jardim Limoeiro.



Comentários