Tecnologia da Arquitetura

A infinidade de interpretações, enfoques ou relações do tema tecnologia torna a sua discussão complexa, especialmente por apresentar-se de forma tão ampla que esteja presente em todos os campos de conhecimento.


Consequentemente, especificar prontamente o que é “tecnologia e arquitetura” torna-se igualmente difícil.


Deve-se ainda considerar que a questão da tecnologia vem aliada a processos e situações próprias de cada sociedade sendo influenciada por uma determinada época, adequando-se ainda às estruturas e materiais disponíveis.


Dentro da expressão “tecnologia da arquitetura” existem duas definições principais: a tecnologia estando somente relacionada à matéria e ao ato de executar fisicamente (saber-fazer técnico), mas também como toda técnica referente aos processos projetuais de concepção de um espaço ainda não construído (idealização x realização).


Principalmente é importante ressaltar que todo o processo de ordenação da informação - desde a idéia, o pensar projetual, a escolha da técnica construtiva - deve estar aliado ao lugar, às vivências e a um método de trabalho.


Fonte: VIANNA, Solano. Afinal, o que é tecnologia da arquitetura? Au: Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, p.40-44, abr./mai. 1987.


Gabriela Oliveira
João Gabriel Barbosa
Leticia Colnago

Comentários