Tecnologia da Arquitetura

Como exemplo de como estas duas tecnologias da arquitetura - saber-fazer técnico x tecnologias de projeto - podem se relacionar temos a principal resposta tecnológica encontrada para a solução dos problemas da industrialização da construção (especialmente importante devido à sua ampla utilização no setor social): a componentização da arquitetura.


Pré-fabricação de módulos construtivos usando como base tijolos cerâmicos.

Resultado final construído. Condomínio de habitação popular. Projeto Joan Villà e Silvia Chile.

O componente é um produto que em sua fase de concepção deve ser pensado de modo que possa suprir de forma mais completa possível as necessidades dos indivíduos relacionadas aos diferentes espaços da construção. Deve-se considerar que seu projeto deve abranger não só parâmetros físicos e práticos, mas também considerar seu impacto estético e psicológico (tanto através do seu projeto como pelo material escolhido).


“A técnica construtiva não se torna mais suporte inevitável à forma arquitetônica, mas substância própria das verdadeiras opções projetuais.”
(Giorgio Boaga)

Nesse sentido o foco a respeito da tecnologia da arquitetura não só leva a parâmetros físicos, como também à harmonia com o programa e à realidade na qual o projeto será inserido. O processo é interativo, compreendendo tecnologia com o ato de inovar contrapondo-se a modelos rígidos que por sua vez não se comunicam com o espaço.



Nakagin Capsule Tower (1972) Tóquio, Japão. Arquiteto Kisho Kurokawa. Nesse caso, cada módulo quarto/escritório se torna um componente da construção.

Fonte: VIANNA, Solano. Afinal, o que é tecnologia da arquitetura? Au: Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, p.40-44, abr./mai. 1987.

Imagens:

Gabriela Oliveira
João Gabriel Barbosa
Leticia Colnago

Comentários