Tecnologia da Arquitetura - Demetre Anastassakis

Como exemplo de arquiteto pioneiro no campo da tecnologia da arquitetura temos o caso de Demetre Anastassakis.



Demetre Anastassakis nasceu na Grécia em 1948. Apaixonado pelas ruínas de seu país, queria ser arqueólogo.


Aos 8 anos seu pai se muda para o Brasil e indica a seu filho o livro Brasil, o país do futuro de Stefan Zweig para despertar no filho um interesse pelo país.


Quando chegaram ao país em 1956 e foram morar em Nova Iguaçu a nação estava em meio à construção de Brasília. Durante a literal construção de uma nação surge em Demetre o interesse pela arquitetura.


Se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ em 1973. Sempre dividindo sua atuação profissional em 3 áreas: atuação no poder público, projetos em escritório e lecionando.


Demetre se tornou conhecido como o “arquiteto dos pobres” e passou a dar palestras e aulas sobre a problemática da habitação popular para a baixa renda. Acredita que o arquiteto deve se inteirar mais das causas sociais disponibilizando seu trabalho a preços que possam atender à população mais pobre. Acredita ainda que um bom cliente faz um bom projeto.


Bastante politizado desde seus tempos de faculdade, já foi presidente do IAB/RJ, e atualmente é presidente do IAB nacional.


Fonte: http://www.fau.ufrj.br/exalunos/demetreanastassakis_1973.html


Gabriela Oliveira
João Gabriel Barbosa
Leticia Colnago

Comentários