O projeto de
engenharia do novo deck dos catraieiros está pronto. Executado pela Companhia
Docas do Espírito Santo (Codesa), a pedido da Prefeitura Municipal de Vitória
(PMV), o projeto apresenta a nova estrutura para os catraieiros com 80 metros
quadrados, oferecendo mais conforto e segurança no embarque e desembarque de
passageiros. A nova instalação estará em funcionamento no final do primeiro
semestre de 2012, antes da conclusão das obras de ampliação e contenção dos
berços 101 e 102 do Cais Comercial de Vitória.
O deck vai ficar
ao lado do ponto atual dos catraieiros (barqueiros que fazem o transporte de
passageiros em pequenas embarcações), nas proximidades do Porto de Vitória.
Pessoas utilizam diariamente as catraias (como são chamadas os barcos) como
meio de transporte ou para turismo entre o Centro de Vitória e Paul, em Vila
Velha. A nova estrutura visa dar segurança e conforto aos passageiros, e
melhores condições de trabalho aos catraieiros.
Conforte e
segurança
Construído em
madeira e sobre um flutuante, o deck terá área de aguardo para os usuários com
bancos, cobertura em toldo e gradil lateral. “O local oferecerá mais conforto e
segurança aos passageiros. Ficando sob um flutuante, que permite sua adequação
às condições de maré, a instalação permitirá, por exemplo, acessibilidade aos
deficientes físicos, que o ponto atual dos catraieiros não oferece. Assim, além
de conforto e melhora no acesso, a estrutura possibilitará maior segurança aos
usuários e aos próprios catraieiros, que terão ainda melhores condições de
trabalho”, sublinha Mário Emílio da Silva, coordenador de Meio Ambiente da
Codesa.
Nos 80 metros de
área da nova estrutura haverá uma rampa com 20 metros de comprimento, ligando o
ponto de entrada e saída até a chegada às catraias. A rampa é necessária para
acompanhar o movimento de sobe e desce da maré. O novo deck será instalado
cerca de 40 metros da estrutura atual, ficando o embarque de passageiros em
frente à Praça Pio XII, com os barcos ancorando alguns metros em direção ao
norte.
O posicionamento
das catraias naquela posição será provisório, até que as obras de ampliação do
berço 101 estejam concluídas. Finalizado este serviço, o deck terá sua posição
invertida: o embarque continuará sendo feito nas proximidades da praça, mas as
catraias ficarão posicionadas a uma distância de apenas 10 metros da escada que
atualmente serve de base para os catraieiros.
“Os catraieiros
só deixarão a estrutura atual após a conclusão da obra do novo deck, o que vai
ocorrer no final do primeiro semestre do ano que vem. Já as obras de reforma e
ampliação do Cais Comercial de Vitória ficarão prontas em dezembro de 2012”,
pontua Mário Emílio.
Condicionante
O projeto do
deck atende a condicionante nº 07 da licença de instalação nº 045/2010
concedida pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos),
que se refere às obras do Cais Comercial de Vitória. A condicionante determina
que a Codesa apresente o projeto descritivo e executivo da estrutura do novo
deck, definido em conjunto com a PMV, e “implante-o antes do início da
desmobilização do antigo ponto dos catraieiros”.
Seguindo a
determinação da mesma condicionante, a Codesa vem se reunindo mensalmente com
as entidades identificadas pelo IEMA na Área de Influência Direta (AIF) do
empreendimento, informando sobre o projeto e fazendo as adequações sugeridas
pelas entidades e pela PMV. O resultado desses encontros é registrado em Ata e
encaminhado ao IEMA.
O IEMA
identificou as seguintes entidades situadas na AID, que são convidadas para as
reuniões: Associação dos Catraieiros da Baía de Vitória, Colônia de Pescadores
Z-05 Maria Ortiz, Associação dos Trabalhadores e Amigos da Baia de Vitória,
Movimento Comunitário do Morro da Fonte Grande, Associação de Moradores do
Morro do Moscoso, Movimento Comunitário do Morro da Piedade, Associação de
Moradores do Rosário, Associação de Moradores do Parque Moscoso, Associação dos
Comerciantes da Vila Rubim e Associação de Moradores de Santa Clara.
(Texto: José Carlos Mattedi – Assessoria de comunicação / ASSECS – |
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