Histórico Projeto Padron (link)
O Projeto Padron se iniciou no fim da década de 1970 com o intuito de normatizar os modos de construção de carroceria de ônibus fabricados no Brasil, ou seja, para um ônibus ser considerado "Padron", deveria possuir características determinadas pelo projeto.
O Projeto foi criado pelo GEIPOT - Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte (órgão ligado ao Governo Federal), que se inspirou no VOV - tratado que regeu a normatização dos ônibus na Alemanha na década de 1960, e serviu como uma espécie de "guia" de como deveria ser um ônibus ideal para o passageiro, já que até a década de 1980 existiam numerosas fábricas de carrocerias, que colocavam seus produtos nas ruas sem nenhum tipo de normatização.
Após numerosas pesquisas com a intenção de determinar todos os parâmetros da produção dos ônibus, as encarroçadoras deveriam produzir protótipos para ganhar, se aprovados, o status de ônibus tipo "Padron".
Foram produzidos então, cinco protótipos no início da década de 1980, com a participação de três fabricantes de chassi, e três encarroçadoras diferentes.
Os protótipos são (VER LINk):
Foram produzidos então, cinco protótipos no início da década de 1980, com a participação de três fabricantes de chassi, e três encarroçadoras diferentes.
Os protótipos são (VER LINk):
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