Prefeito de Vitória quer saber por que esgoto aumentou tanto em 15 dias


LINK

Praia de Camburi foi considerada totalmente imprópria para banho, após análise

Autor: Adalberto Cordeiro 

“Tínhamos a praia de Camburi própria para banho em praticamente 80% de sua extensão. De repente, a mesma praia se torna totalmente imprópria. Como entender essa mudança no tempo de 15 dias?”.
Em entrevista à Rádio CBN Vitória, na manhã desta segunda-feira (22), esse foi o principal questionamento levantado pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a respeito da balneabilidade de Camburi.
Para o descontentamento dos frequentadores da orla e turistas, toda a extensão da praia foi classificada como imprópria para banho após o exame de balneabilidade feito na semana do dia 4 de fevereiro – a balneabilidade examinou, por exemplo, a presença de coliformes fecais na água.
Diante do resultado de balneabilidade inédito, a prefeitura editou uma portaria na qual estabelece o prazo de 30 dias para que a Secretaria de Meio Ambiente da Capital indique os responsáveis pelas emissões de esgoto, em Camburi.
“É mais do que importante buscarmos respostas sobre os geradores do lançamento de esgoto na praia de Camburi, até para punirmos os lançamentos irregulares”, destacou o prefeito.
Ainda segundo Rezende, uma grande emissão de resíduos é feita pelo Canal de Camburi e no chamado “Canal da Vale” – entre os extremos da praia –, mas ainda não é possível se afirmar a real procedência desse esgoto.
“O que sabemos é que, nos últimos três anos, cerca de 2,3 milhões de litros de esgoto, por dia, em estado natural deixaram de ser despejados na praia de Camburi. Agora, também temos que cobrar a responsabilidade por essas emissões que estão prejudicando a praia e a população”, alertou o prefeito.
Alerta
Foi na última quinta-feira (18) que a prefeitura divulgou a análise sobre a situação da praia de Camburi. Na data, o secretário de Meio Ambiente da capital, Luiz Emanuel Zouain, chegou a pedir para que a população não entrasse no mar de Camburi.
“Todos os pontos da praia de Camburi estão impróprios para o banho. A situação piorou. A gente indica que as pessoas não entrem no mar por enquanto”, afirmou o secretário.
Agora, o prefeito Luciano Rezende revela expectativa sobre o resultado da secretaria de Meio Ambiente. “Até tenho minhas suspeitas sobre a origem dessa poluição, mas o trabalho da gestão vai ser com base em dados científicos. Com os resultados em mãos, vamos punir os responsáveis e reverter esse quadro”, concluiu.

Comentários