PMCMV em Vila Velha 2009

NOTÍCIA

O sonho de se conquistar a casa própria movimentou os moradores de Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (02). Tudo por conta das inscrições abertas pela prefeitura da cidade para cadastramento de interessados em participar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O atendimento ocorre no ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, onde 40 pessoas atenderam, em apenas três horas, pelo menos 1,5 mil moradores.

Para ser contemplado com a casa própria, no entanto, é necessário se enquadrar em uma série de requisitos. Mas, independentemente das obrigações, cada pessoa que sentava à mesa do cadastramento preenchia no formulário a esperança de realizar o sonho de não precisar nunca mais pagar aluguel ou morar de favor.

Primeira a chegar
A ordem de chegada não influencia em nada na escolha dos agraciados com o programa habitacional. Mesmo assim, a diarista Paula de Oliveira Andrade, 31 anos, chegou às 15h desta quarta-feira (01) para ser atendida às 8h de quinta-feira.

Mesmo enfrentando chuva e frio, ela disse que valeu a pena e não segurou a emoção ao falar sobre o sonho de ter uma casa.

"Valeu muito a pena. Chuva, briga, valeu tudo. Muita felicidade e espero que eu consiga. Cuidar de cinco filhos não é brincadeira", disse em tom de desabafo sem conter as lágrimas. Ela foi a primeira moradora de Vila Velha a se cadastrar no Minha Casa, Minha Vida.

Sonho de casal
Um casal portador de necessidades especiais visuais foi ao ginásio do Tartarugão para tentar realizar o sonho da casa própria. Grávida de seis meses, a dona de casa Diana Margot, 24 anos, perdeu a visão aos 14 anos. O marido dela, o pensionista Patrick da Silva, 23, ficou cego ainda aos sete anos de idade. Atualmente eles moram de favor e sabem que não será fácil conseguir ser contemplado no programa habitacional, que prevê a construção de pelo menos 16 mil residências no Estado e cerca de 1 milhão no país.
foto: Guido Nunes
Fila casa própria Vila Velha
Diana e Patrick sonham com a casa própria para criar o filho

"A gente só quer sair do favor, sair do aluguel e ter a casa da gente, ainda mais agora que vem meu neném. Seria o início da minha família e acho que a gente pode tentar. O fato de deu ser deficiente não atrapalha não, mas como nós dois moramos de favor isso sim atrapalha bastante pois um salário para sustentar uma família é complicado", disse Patrick.

A auxiliar de cozinha Marluce Bernardo, 35 anos, levou o pequeno Zaqueu - de apenas 22 dias - para fazer o cadastramento.
Moradora do bairro Ilha dos Bentos, ela disse que o menino vai trazer sorte para realizar o sonho. "A assistente social me chamou antes porque eu estava com o Zaqueu, e deu tudo certo. Eu sou assalariada, pago R$ 320 de aluguel. A casa própria é uma vida nova. Eu trouxe o neném para me dar sorte", afirmou.

Procura surpreende
O secretário de Desenvolvimento de Vila Velha e coordenador do cadastramento do programa habitacional no município, Ricardo Chiabai, disse que a procura foi tão grande que a organização precisou distribuir senhas para que as pessoas sejam atendidas nesta sexta-feira.

"A gente tem uma estimativa de demanda em torno de mais de 10 mil pessoas. Nesse primeiro dia a gente está se preparando para atender em torno de 1,6 mil pessoas. Aqulas pessoas que estavam lá fora e nós percebemos que não poderíamos atendê-las hoje , distribuímos senha para que elas voltem amanhã (sexta)", disse Chiabai.

Prioridades
Em Vila Velha a prioridade será atender famílias com até 3 salários mínimos, que não possuem imóvel próprio e que vivem em áreas de risco, em regiões ribeirinhas, perto de morros ou encostas, ou de situação de alagamento, ou que moram em abrigos. Também são critérios de seleção o tempo de moradia no município, a quantidade de filhos menores de idade ou se a família possui algum integrante portador de necessidades especiais.  

As prestações somente começarão a ser pagas na entrega do imóvel. Dessa forma, quem mora de aluguel, e não conseguiria pagar simultaneamente a mensalidade do financiamento, poderá participar.

O programa Minha Casa, Minha Vida vai financiar a construção de 1 milhão de casas no Brasil, de acordo com o  Governo Federal, sendo 16.800 no Espírito Santo.  De acordo com a prefeitura da cidade, a expectativa é de que pelo menos 4 mil casas sejam destinadas para Vila Velha, que possui um déficit habitacional de aproximadamente 20 mil famílias.

Serviço
Podem participar do programa famílias com zero a 10 salários mínimos. As inscrições serão realizadas até a próxima quarta-feira (08), das 8h às 17h, no ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica.  Inclusive no sábado e no domingo, dias 4 e 5.

De acordo com a prefeitura de Vila Velha será aceita somente uma inscrição por pessoa. Os interessados devem levar cópia de comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, contra-cheque ou declaração de renda, caso possua.  



Fonte: Gazetaonline.com.br

Comentários