“Intervenções contemporâneas em cidades da América do Sul: estudo das transformações territoriais em assentamentos precários. São Paulo/Brasil - Medellín/Colômbia”


favelasaopaulomedellin.fau.usp.br

A Pesquisa “Intervenções contemporâneas em cidades da América do Sul: estudo das transformações territoriais em assentamentos precários. São Paulo/Brasil - Medellín/Colômbia” visa analisar os aspectos socioeconômicos e físico-urbanísticos de experiências recentes em urbanização de favelas e seus reflexos nas transformações territoriais. Trata de um estudo das intervenção urbanas em assentamentos precários em São Paulo e Medellín, especialmente por serem cidades que nos últimos 10 anos têm tido uma importante trajetória na implementação de políticas urbanas e de habitação social como também empregado novas ações de intervenção urbanística em assentamentos precários.
A pesquisa busca consolidar o conhecimento cientifico sobre essas práticas urbanas para conduzir, de um lado à discussão das contradições presentes nos processos de urbanização de assentamentos precários onde as urbanizações de favelas têm ganhado espaço nas agendas urbanas locais e, de outro lado à identificação de semelhanças e diferenças. Semelhanças que nos une por compartilhar uma realidade de informalidade e precariedade como, também, pela criação de recentes políticas urbanas e habitacionais com múltiplas incidências na construção de cidade e, diferenças que nos distanciam enquanto processos de urbanização peculiares, consequentes do estágio de desenvolvimento econômico, social e político de cada sociedade.
Como resultado espera-se contribuir com o aprofundamento da produção crítica sobre o tema, bem como realizar o intercâmbio acadêmico na Área do Planejamento e do Projeto Urbano da Universidade de São Paulo e a Universidade de Antioquia.
ver as publicações

Comentários